segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SAUDADES DAS MINAS GERAIS (LUZ E SOMBRAS)


      NALDOVELHO

      Tem dias que amanhecem
      com cheiro de café bem forte
      feito em fogão de lenha,
      angu de corte na mesa
      broa de milho e a certeza
      do sorriso aceso nos olhos,
      dedo e meio de prosa,
      cigarro de palha entre os dedos,
      logo, logo abrir a porteira,
      o mundo nos chama lá fora,
      Maria Fumaça que avisa,
      tá meia hora atrasada
      por conta de muita neblina,
      manhãs embaçadas de outono.

      Tem dias que eu amanheço
      águas tranqüilas, riacho,
      vento que venta macio,
      cachaça madura, engenho,
      dormente de trilho, caminho,
      Maria Fumaça, um abraço
      e tudo que eu penso ou faço
      é fruto das delicadezas...
      Manhãs embaçadas de maio,
      saudades das Minas Gerais!

2 comentários:

  1. Nossa..que poesia...também me deu saudades..
    Minha mamâe era de Minas Gerais...eu quando era
    criança, ia muito lá em Muriaé visitar minha
    avó e tias..ahh..que saudades... adorei.
    Parabêns poeta Naldo Velho! ( muito real )

    ResponderExcluir
  2. um dos teus mais belos poemas, meu amigo!

    abraços portugueses!
    jorge vicente

    ResponderExcluir