sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MEUS GOSTOS


   NALDOVELHO

   Descobri que gosto de boleros,
   mas só os cubanos, de harmonias estranhas,
   dissonantes ao piano.

   Gosto também de um bom tango,
   não dos dramáticos, tingidos de sangue,
   de dor, ou de abandono,
   mas dos nostálgicos, desprovidos de danos.
   Astor Piazzolla, navega sempre em meus sonhos.

   Gosto também dos blues,
   visceralmente ardidos,
   descaradamente doidos:
   Billie Holiday, Janes Joplin:
   sempre uma grande viagem,
   sem norte, sem rota e sem planos.

   Quando penso num samba
   escuto logo um surdo
   num ritmo compassado
   e levado em tom menor.
   Tipo aqueles que nos dão a certeza
   de que está tudo aí sobre a mesa
   e só ter coragem e sentir.

   Prefiro os chorões aos chorinhos,
   flauta transversa, clarinete do Moura,
   um bandolim bem matreiro,
   um trombone em surdina
   e o malandro na pista
   não sabe se chora ou se goza.

   Sei não!
   Será que estes gostos
   são os reflexos dos meus ais?

   Sua benção, Antonio Carlos Jobim!
   Às vezes penso que Águas de Março
   foi inspirada em alguém como eu,
   um tanto pedra, um tanto fogo,
   um tanto ar, bastante água,
   e numa marcha estradeira
   com princípio e sem fim.

8 comentários:

  1. lindas poesias. Estou seguindo seu blog. Se quiser visitar o meu é carmen-fonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só gostas da verdadeira música, muito bom gosto!!

    Bjus
    SOL

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! de um gosto apurado...que só quem conhece de musica saberia dizer, sentir e escrever.
    Parabéns amigo.
    Mas esse final, impossível deixar sem destaque. Divino...omo o autor.
    " Sua benção, Antonio Carlos Jobim!
    Às vezes penso que Águas de Março
    foi inspirada em alguém como eu,
    um tanto pedra, um tanto fogo,
    um tanto ar, bastante água,
    e numa marcha estradeira
    com princípio e sem fim."
    Parabéns mais uma vez.
    Linda noite.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. VC é um artista (quase) completo, entende de todas as palavras, as faladas, as cantadas, os versos e os refrões. Digo quase pq não sei se vc sabe tocar um instrumento, se souber não falta mais nada, Naldo Velho, Deus te dê vida longa para assistirmos e curtirmos mtas e mtas novas criações, como já curtimos seus poemas e suas canções, bjs

    ResponderExcluir
  5. Você tem ótimos gostos...E eu também pois amo sua poesia!

    ResponderExcluir
  6. "Será que estes gostos
    são os reflexos dos meus ais?"
    São reflexos do seu bom gosto pela música e na delicadeza dos versos.
    Parabéns, Grande Bardo!
    Abraços

    ResponderExcluir