segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVÊNCIAS

   NALDOVELHO

   Dentro das minhas malas
   eu carrego muitas coisas,
   vivências acumuladas
   por muitas e muitas jornadas,
   por trilhas, atalhos, escolhas,
   algumas delas erradas.
   Tantas dúvidas e incertezas,
   quantas coisas guardadas.

   Carrego o suor dos amantes,
   o encanto, a paixão e a poesia,
   o sentimento não compartilhado,
   muitas histórias não terminadas
   e a dor de um amor sofrido.
   Carrego também a saudade
   de amigos, de entes queridos
   que em algum lugar do passado
   seguiram por outras estradas.

   Dentro das minhas malas
   eu carrego muitas coisas:
   a armadura, a cicatriz, o conflito,
   o guerrilheiro de olhar cansado,
   o andarilho em busca de abrigo,
   o nobre, o juiz, o bandido,
   o feiticeiro, o anjo, o banido.

   Dentro das minhas malas
   muitas coisas pesadas:
   a aflição, o medo, a espera,
   o arrependimento, a culpa, o pecado,
   a obrigação de desfazer o mal feito
   e desta feita fazer direito,
   a missão de reconstruir meus templos
   profanados pela ação do tempo.

   Dentro das minhas malas
   eu carrego muita esperança.
   Carrego o ingênuo, o sonhador, a criança,
   a certeza de reencontrar o inimigo
   e fazer dele um novo amigo.
   Carrego o santo, o mago, o diabo,
   um sorriso para ser ofertado,
   o carinho do ser apaixonado
   que muitas vezes adormece cansado,
   mas amanhece e vai a busca
   de uma nova morada.

10 comentários:

  1. MUITO LINDO! SUA POESIA ME ENCANTA. PAZ E BEM! ASTIR

    ResponderExcluir
  2. Nas suas malas, amigo poeta, vc carrega o mundo - o seu mundo. Meteu lá dentro os quatro elementos de que é feito e deu corda à vida.
    Eu sei o que isso é. Acho que aí estamos irmanados... Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. dentro da minha mala, eu carrego a VIDA!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo!
    Carregas na mala a bagagem de uma vida bem vivida.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Experiences.

    Inside of my bags
    I carry a lot of things,
    accumulated experiences
    for many, many journeys,
    by trails, shortcuts, choices,
    some of them wrong.
    So many questions and uncertainties,
    How many things saved.


    Carry the sweat of lovers,
    the charm, passion and poetry,
    the feeling is not shared,
    many unfinished stories
    and the pain of a love suffered.
    Carry also the longing
    people with friends, loved ones
    that somewhere in the past
    followed by other roads.


    Inside of my bags
    I carry lots of things:
    the armor, the scar, the conflict,
    the warfare look tired,
    the wanderer in search of shelter,
    the noble, the judge, the thug,
    the sorcerer, the Angel, the banned.


    Inside of my bags
    many heavy things:
    the distress, fear, hope,
    repentance, guilt, sin,
    the obligation to undo the evil done
    and this time do it right,
    the Mission of rebuilding my temples
    desecrated by the action of time.


    Inside of my bags
    I carry a lot of hope.
    Carry the naive, the dreamer, the child,
    sure to find the enemy
    and make him a new friend.
    Carry the Holy, the magician, the devil,
    a smile to be tendered,
    the affection of be passionate
    that often falls asleep tired,
    but wakes and goes to search
    a new address.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo poeta, sempre admirei seus poemas, maravilhoso, parabéns meu amigo!
    Um grande abraço
    Gena Maria

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso! Desde então, já era um grande poeta. E como sempre essa estrofe não poderia deixar de citá-la.
    " Carrego o suor dos amantes,
    o encanto, a paixão e a poesia,
    o sentimento não compartilhado,
    muitas histórias não terminadas
    e a dor de um amor sofrido.
    Carrego também a saudade
    de amigos, de entes queridos
    que em algum lugar do passado
    seguiram por outras estradas."
    Abraços e continue tão intenso e perfeito, como sabe bem ser.

    ResponderExcluir
  8. OI NALDO, JA ERA UM POETA!NASCEU POETA E TALVEZ A VIDA FOI TE ENTREGANDO AOS POUCOS ESSE DOM MARAVILHOSO! PARABÉNS! BELISSIMO!
    Heloisa Crosio

    ResponderExcluir
  9. Inigualável tua caligrafia poética, já nascestes pra ser poeta e dos bons. Abreijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. E quem não se identifica neste poema, caro poeta. Vai de encontro à nossa intimidade. Gostei da proposta da colega acima...abreijos...mistura interessante.rs Vida longa, repleta desse olhar poético que nos encanta!
    Cláudia Abreu

    ResponderExcluir