segunda-feira, 21 de abril de 2014

UM TRIBUTO A HILDA - POEMAS DE LUZ E SOMBRAS




 NALDOVELHO
  
Lembro bem da menina que de sua janela acenava toda a vez que eu passava. Cabelos pretos escorridos, sorriso alegre como o dia, olhos verdes, cristalinos, águas claras de nascente.

Certa feita, parei para conversar e dali em diante todos os dias assim o fazia. Pobre menina sorridente que do seu quarto não saia, que de sua cama, sequer levantava, mas ainda assim sorria e dizia, ao seu jeito, ser feliz.

Pensei em pedir pra namorar! Mas Vó Miudinha então disse: filho, ela está só de passagem, anjos não vêm aqui pra namorar, logo-logo, ela vai embora!

E eu pensava: Vovó não sabe de nada, anjos de verdade têm asas! Qualquer dia ela sai daquele quarto e vem pra rua brincar.

Mas sair ela não podia, parecia não ter pernas e se as tinha para nada serviam.

Foi num dia triste, princípio de junho, à tardinha eu retornava da escola e os meninos em frente da sua casa diziam que ela não mais iria voltar. Foi aí que percebi o quanto Vó Miudinha era sabida e que nem sempre anjos têm asas, e que às vezes nem tem pernas! Será como que a minha vó sabia?

Ao entrar em casa fui logo perguntando... E ela num misto de tristeza e alegria, assim falou: e só olhar nos olhos meu filho, um dia você aprende a identificar aqueles que por aqui passam, só para despertar nossa capacidade de amar. 

Não sei o porquê, mas até hoje quando caminho por aquela rua, em frente daquela casa, tenho a impressão de vê-la na calçada, até escuto a sua voz me chamando para brincar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário