quarta-feira, 9 de maio de 2012

PARA QUEM NASCEU DE CASTIGO (PROSA POÉTICA)


   NALDOVELHO

   Este filho há de nascer sob o manto da estrela da manhã, de uma manhã de chuva, exatos três de agosto, ano do tigre, signo de leão. No Tarô, o Eremita será a sua carta, uma homenagem aos Homens do Caminho, um culto à solidão! Terá em sua coroa, Mamãe Oxum, Omolu e Iemanjá, e tudo isso, com a licença de Oxalá!

   Já vai nascer de castigo por tudo o que aprontou em outras trilhas, caminhos. Nada que seja muito trágico, apenas o suficiente para que possa aprender a reescrever seu destino.

   Contam os Anciões do Conselho que antes do nascimento, ainda na fase do preparo, quando o bolo estava sendo feito, de propósito foi recheado com uma massa danada de ardida que um espírito amigo chamou de inquietação! E que por ser assim tão apimentada, até que fosse depurada, seria de difícil digestão.

   Está previsto que ele vai ser muito testado e vai ter que aprender a amar e a sofrer com seus desencontros. Vai ser um colecionador de lembranças, cicatrizes, feridas e terá que lidar com as perdas e com o desencanto; será um construtor de castelos de areia, só para que o mar possa desmanchar em noites de maré cheia. 

   Vai ter sempre uma lágrima nos olhos pronta para ser chorada, mas nunca vai poder se entregar ao pranto, mesmo que seja por uma saudade imensa e tardia. Vai ter que aprender a cicatrizar suas feridas e vai ter, finalmente, que aprender sobre a dor, não mais a sua, mas a de tantos, que é para que a dor que existe no mundo um dia saber curar.

   Será certamente um poeta, alguém com muita coragem e terá que escrever muitos versos, seus passos, caminhos, vivências, para quando merecer sair do castigo poder se transformar num servo, um trabalhador do caminho, alguém com quem possamos contar.

2 comentários:

  1. Ah,poesia maravilhosa,intensa que me emociona
    dentro do útero da noite,renasço na leitura deste poema.

    ResponderExcluir
  2. E assim, à luz do Bardo, cresceu a beleza da poesia.
    Parabéns, Naldo!
    Abraços

    ResponderExcluir