domingo, 31 de julho de 2016

A SOMBRA QUE TRAGO COMIGO

     NALDOVELHO


     A sombra que trago comigo
     gosta de se intrometer em minha vida,
     de influir nas coisas que eu faço,
     de direcionar todos os meus passos,
     acha que é a dona do meu umbigo
     e se alimenta do meu tormento.

     Outro dia de tão irritado,
     perguntei-lhe exasperado:
     sombra que nunca se sacia,
     declare aos quatro ventos o seu nome.
     E ela ironicamente me perguntou:
     então mesmo depois de tanto tempo
     você ainda não sabe?

     E de pronto sussurrou em meus ouvidos: 
     meu nome é poesia,
     e eu sou sua benção e maldição.

domingo, 3 de julho de 2016

TONICO LAGARTIXA


NALDOVELHO

E teve aquela vez em que o Tonico, apeado da carroça lotada de encomendas da Vó Miudinha e engastalhado na porteira que separava a casa grande do resto da fazenda, ficou paralisado de medo ao escutar a voz do Velho Manezinho, quando este a todo pulmão gritou:

- que diabo é isto moleque? Que história é esta de tanta gaiola de passarinho em cima desta carroça? Péra aí que a bengala vai funcionar no seu lombo Seu Tonico! Eu já num disse que aqui nestas terras não se judia de bicho, principalmente dos passarinhos? Ou já se esqueceu do dia que a bengala cantou nas suas costas por conta dos colibris?

- Foi Vó Miudinha Nhô Manezinho, foi Vó Miudinha! É mandado dela Sinhô!

Tonico tremia de medo, pois a lembrança da surra por conta dos colibris, não deixava por menos.

- Nhô Manezinho, é que sinhá ganhou de presente umas prantas bonitas, mas espinhentas como o quê, uns tais de cacto, e disse que dentro das gaiolas elas não machucam ninguém, e aí mandou trazer estas lá do armazém do Seu Abílio.

- Olha só moleque! Deixe as gaiolas aqui na varanda que eu vou confirmar esta história com a Miudinha, e ai de você se estiver aprontando alguma! Vai, e dá prosseguimento aos seus mandados, guarda direitinho as encomendas que depois nós conversamos.

Quando eu cheguei à fazenda e soube da história, morri de rir, principalmente em se tratando do Tonico, pois eu também tinha aquela história dos colibris engasgada na garganta e toda a vez que o via em apuros, eu bem que gostava. Só que desta vez o moleque era inocente e a Vó Miudinha confirmava o fato e dizia séria para o Manezinho:

- deixa o garoto em paz, Manezinho, que ele já anda assustado demais com as minhas ameaças.

Manezinho olhou curioso para a Vó e quis saber que ameaças eram aquelas, e a vó contou:

- é que eu ameacei o moleque, se pegasse ele judiando de novo dos bichos, que eu iria fazer um feitiço e transformar ele em lagartixa!

Foi uma risada geral, e o velho Manezinho, se pôs a caminhar em direção a cozinha, e repetia satisfeito:

- deixe ele aprontar de novo, pois agora além das bengaladas no lombo, é só lembrar da lagartixa. E ria, ria muito, enquanto tomava um café e acendia seu cachimbo.

E eu que não podia deixar barato, fui até os fundos da casa e por lá encontrei o Tonico, amuado como o quê, quase chorando de tanto medo:

- num fiz nada sinhozinho, só fiz o que mandaram, Vó falou para ir no armazém pegar umas encomendas, e foi o que eu fiz.

- pois é moleque, aquela história de matar os pobres dos colibris a soco na beira do rio tá rendendo até hoje, sei até que a Vó tem embrulhado num daqueles panos que ela borda, um monte de lagartixas, só não sei bem o porquê, mas eu escutei ela dizendo que era pra você.

- Larga mão de brincadeira sinhozinho, Vó Miudinha falou que ia fazer eu virar lagartixa, desconjuro! Diz pra ela que eu ando quietinho, até ponho pra correr os outros meninos que anda por aí pegando passarinho, e quando vejo alguém caçando, espanto os bichos pras funduras da mata, pra modi ninguém mata eles.

- então tá moleque, mas olhe lá hein! Pois agora além da bengala no lombo, tem também os panos da Vó Miudinha e as lagartixas! E olha que se a velha falou é melhor levar a sério, pois até o velho Manezinho tem medo dela, pois lembro de uma vez quando ele estava com os bodes soltos que a Vó ameaçou ele também! E ele ficou mansinho que só vendo.

- é mesmo sinhozinho? E qual o bicho que a Vó ameaçou transformar ele?

- Jumento Tonico, ela falou que ia fazer ele virar um jumento.

- Pera aí sinhozinho! Se a Vó embrulhou lagartixa nos panos pra eu, o quê será que ela embrulhou então pro Nhô Manezinho?

E caímos na gargalhada, pois o velho Manezinho às vezes era um pé no saco, vivia dando bronca em todo mundo e uma pequena vingança até que veio a calhar.

Vó Miudinha faz tempo foi pra Aruanda e até hoje, passados muitos anos, eu me lembro desta história e começo a rir sozinho. Sei também que o Tonico Lagartixa ainda vive nas Gerais, alguém até me disse que ele conseguiu comprar umas terrinhas na região, e que por lá é proibida a caça, principalmente de passarinhos. O povo tem medo, pois o Tonico Lagartixa ameaça e fala que o fantasma da Vó Miudinha ainda gosta de caminhar por aquelas trilhas; ela e os seus panos... E quem vai se atrever? Tanto que o povo apelidou aquela área de Paraíso dos Colibris. Bonito não!